João Paulo II, Sobre o Rosário


O mês de outubro é também chamado mês do Rosário. Seguem palavras do Beato João Paulo II a respeito desta importante devoção.

da Carta Apostólica O Rosário da Virgem Maria

- O Rosário é uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade.
- Mediante o Rosário, o povo cristão aprende com Maria a contemplar a beleza do rosto de Cristo, e a experimentar a profundidade do seu amor.
- Com efeito, recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo.
- O Rosário, quando descoberto no seu pleno significado, conduz ao âmago da vida cristã, oferecendo uma ordinária e fecunda oportunidade espiritual e pedagógica para a contemplação pessoal (do rosto de Cristo), a formação do Povo de Deus e a nova evangelização.
- Quando recita o Rosário, a comunidade cristã sintoniza-se com a lembrança e com o olhar de Maria. A contemplação de Maria é, antes de mais, um recordar os acontecimentos salvíficos, que culminam no próprio Cristo, ícone da contemplação cristã. Maria vive com os olhos fixos em Cristo e nos seus acontecimentos, que constituíram, de certo modo, o "Rosário" que Ela mesma recitou constantemente nos dias da sua vida terrena.
- O Rosário promove "o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento" (cf. Ef 3, 19), oferecendo o "segredo" para se abrir mais facilmente a um conhecimento profundo e empenhado de Cristo. Digamos que é o caminho de Maria. É o caminho do exemplo da Virgem de Nazaré, mulher de fé, de silêncio e de escuta.
- Quem contempla a Cristo, percorrendo as etapas da sua vida, não pode deixar de aprender d'Ele a verdade sobre o homem. "Na realidade, o mistério do homem só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente" (GS 22). O Rosário ajuda a abrir-se a esta luz. Seguindo o caminho de Cristo - no qual o caminho do homem é "recapitulado -, manifestado e redimido, o crente põe-se diante da imagem do homem verdadeiro.
- O Rosário tem não só a simplicidade duma oração popular, mas também a profundidade teológica duma oração adaptada a quem sente a exigência duma contemplação mais intensa.
- Uma oração tão fácil e ao mesmo tempo tão rica merece verdadeiramente ser descoberta de novo pela comunidade cristã.